Leia mais
Franco da Rocha/SP: Incêndio destrói 107 anos de história do Juqueri
Recife/PE: Museu da Cidade reapresenta História de Muitos
Tombamento: Conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural
Cuiabá/MT: Restauração do Cine Teatro deve ficar pronta em agosto
Belém/PA: Cinema mais antigo do país fecha em Belém
Painel
Painel

 
São Paulo/SP: Coreto e ponto de bondes são entregues restaurados no Parque da Luz
Prefeitura Municipal de São Paulo
abril/2006
 
Um dia de atividades culturais marcará a entrega das obras, nesta quarta-feira (26/04). As duas próximas ações na área serão as restaurações do Ponto Chic, da Galilé e de telhados da Capela Imaculada Conceição da Luz.


O coreto e o ponto de bondes do Parque da Luz, obras que fazem parte da história da cidade, serão entregues restaurados pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/04), às 11h. Após minucioso estudo, os trabalhos de restauro começaram em janeiro deste ano.

A restauração, que integra o programa "Monumenta", envolveu órgãos municipais, sob a coordenação da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e a Secretaria de Estado da Cultura, além do governo federal. O "Monumenta" visa a conservação do patrimônio histórico e artístico das cidades e o apoio a ações de capacitação e educação patrimonial.

As duas próximas ações no interior do Parque da Luz serão as restaurações do Ponto Chic, da Galilé e Telhados da Capela Imaculada Conceição da Luz, cujos contratos serão assinados no ato de entrega do coreto e do ponto de bondes. A entrega das obras de restauro terá programação cultural no parque durante todo o dia.


Confira a programação

9h30 às 11h30 - Cia. de Artes Baque Bolado, cortejo pelo Parque, chamando o público a participar com a presença de artistas circenses, palhaços, pernas de pau.
9h30 às 11h30 - Oficina de origami.
9h30 às 11h - Oficina de pinturas em rosto – coordenada pela artista plástica Márcia Cristina Pereira, que desenvolve este trabalho junto a ONG Mensageiros da Febem.
10h às 10h30 - Trilha no parque – acompanhada por educadores ambientais.
11h15 - Banda da Guarda Civil Metropolitana.
11h45 - Assinatura dos contratos para restauração do Ponto Chic e da Galilé e Telhados da Capela Imaculada Conceição da Luz.
12h30 - Grupo SemeiaDança - Dança Circular - danças de roda de várias partes do mundo com ênfase no resgate de valores humanos, inclui danças tradicionais folclóricas contemporâneas.
14h - Quinteto de Metais da Orquestra Experimental do Teatro Municipal de São Paulo.



História

O Coreto nº 2 restaurado fica ao lado da antiga Casa de Chá (Ponto Chic) e em frente a um outro coreto metálico (nº 1) com dimensões menores. Sua planta é octogonal, com porão alto, emanada por abóbadas metálicas em forma de “cebola” e forro de madeira, apoiada em pilares de ferro fundido. O guarda-corpo metálico apresenta um gradil com decoração rebuscada, em ferro fundido, e corrimão de madeira.

Na restauração, a laje de sustentação do patamar do coreto foi totalmente substituída por outra de forma construtiva mista (aço e concreto) e o piso de acabamento do patamar foi refeito em cimentado queimado com desenho decorativo em cores, ambos conforme modelo original. A partir desta quarta-feira o coreto voltará a receber eventos públicos.

O ponto de bondes também fica dentro do Jardim da Luz, em frente ao Coreto nº 2, sob a copa de uma grande figueira de bengala. Fica de frente para uma das ruas internas, com intenso fluxo de pedestres. Ele teve o revestimento de madeira e o sistema elétrico revistos, as telhas trocadas e sua estrutura foi pintada.



Outras ações

Além destas duas entregas, a Prefeitura continua o trabalho na região da Luz, recuperando o Patrimônio Histórico da região, com ações de restauro da Casa do Administrador, Ponto Chic, edifício Ramos de Azevedo e seu anexo, edifício Paula Souza, Galilé e telhados da Cúpula da Capela da Imaculada Conceição da Luz e a reforma da praça Coronel Fernando Prestes – esta atualmente em obras, que devolverão à população da região a praça como originalmente concebida.

Há ainda em curso um plano estratégico urbanístico para requalificação do espaço daquela região, com destaque para a travessia sob a avenida Tiradentes, reurbanização da praça Júlio Prestes, recuperação do viaduto General Couto de Magalhães e a transposição sob a avenida Tiradentes e a rua Ribeiro de Lima.

FONTE: