Leia mais
Rio de janeiro/RJ: Sambistas reivindicam título de patrimônio para matrizes do samba
São Paulo/SP: Edifcio Ramos de Azevedo
Fortaleza/CE: Roteiros históricos desvendam patrimônio cultural de Fortaleza
Portugal: Viagens virtuais pelo património
Google acadêmico ganha versão em português
Painel
Painel

 
Belém/PA: Cinema mais antigo do país fecha em Belém
Folha Online: Cotidiano
fevereiro/2006
 
O fechamento do cinema Olímpia, aos 94 anos, em Belém (PA), está mobilizando a sociedade civil e alguns políticos paraenses em busca de alternativas para reabrir o espaço e torná-lo comercialmente viável. O Grupo Severiano Ribeiro é o atual responsável pelo cinema, tido como o mais antigo ainda em funcionamento.

A última sessão no Olímpia foi às 22h40 de quinta-feira, quando exibiu o filme "Syriana: A Indústria do Petróleo". Todos os 448 lugares foram ocupados. Algumas pessoas usaram roupas de gala na exibição, uma forma de fazer referência à época em que foi inaugurado --abril de 1912-- e de protestar contra o fim das atividades.

Na terça-feira (21), representantes de associações de cinema e cultura do Estado devem se reunir com o prefeito de Belém, Dulciomar Costa (PTB), para tentar definir uma proposta de convênio com gestão compartilhada entre o poder público e entidades civis.

"Fizemos um manifesto propositivo ao governo municipal para que o local se tornasse o Centro Cultural Cinema Olímpia, atendendo à lei de audiovisual. O modelo de cinema de rua está em crise, e é muito difícil manter esse tipo de sala sem participação", disse o presidente da ABD e C (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas), Januário Guedes.

"O prédio do Olímpia é simbólico, representa a resistência cultural. Já foi modificado, mas depois houve tombamento [municipal] como bem material", afirmou Guedes.

Para ler o artigo na íntegra, clique: