“Patrimônio: lazer & turismo”
Mônica Yamagawa1
A Revista Eletrônica “Patrimônio: lazer & turismo” é um periódico on-line, resultado do projeto extracurricular do Curso de Especialização “Cidade & História: patrimônio, lazer e turismo” realizado pela UNISANTOS/COEAE, desde fevereiro de 2003, e coordenado pelo Professor Dr. Haroldo Leitão Camargo.
A publicação, ao utilizar-se das ferramentas disponíveis no meio digital, tem como características, a agilidade na inserção de informações e amplitude do poder de veiculação com o seu público-alvo, uma vez que o acesso pode ser efetuado em qualquer parte do país. Por essas características, a revista não se prende apenas à publicação semestral de artigos acadêmicos e oferece ao webleitor, uma diversidade de informações constantemente atualizadas, divididas nas seguintes seções:
ARTIGOS: pesquisas acadêmicas e outros estudos publicados mensalmente.
ICONOGRAFIAS : seção aberta, com objetivo de divulgar acervos, coleções particulares, arquivos públicos, trabalhos de restauração e conservação, entre outros, no qual o grande destaque são as imagens (iconografias).
HISTÓRIAS & ESTÓRIAS : entrevistas e artigos baseados na memória dos entrevistados ou respectivos autores.
AGENDA : divulgação de informações sobre eventos, seminários, palestras, cursos e lançamentos de livros em todo o país.
PAINEL : noticiário em formato de clipping atualizado diariamente (divido por meses, para facilitar a leitura e busca de informações).
PUBLICAÇÕES : divulgação de livros sobre educação, turismo e cultura em geral.
LEGISLAÇÃO: arquivos relacionados às leis e decretos referentes ao patrimônio cultural
BIOGRAFIAS: artigos biográficos.
PROCURA-SE: classificados culturais. Espaço para divulgação de bens culturais roubados e/ou desaparecidos, projetos aguardando patrocinadores, estágios e concursos nas áreas de patrimônio cultural e turismo.
LINKS : divulgação de websites interessantes que possam auxiliar estudantes e pesquisadores.
Assim como o patrimônio cultural não pode e nem deve ser limitado à Arte Barroca, aos Bens Culturais Arquitetônicos ou a simples problemática das técnicas de restauração, a “Patrimônio: lazer & turismo”, com sua visão multi e interdisciplinar, contribui para ampliar a discussão sobre o assunto. Traz temas como planejamento e implantação de atividades direcionadas a uma maior consciência da sociedade a respeito da importância da preservação para a memória de uma região e propõe possibilidades de auto-sustentação econômica, com o objetivo de tornar a proteção menos dependente das decisões e dos investimentos financeiros do poder público.
1 Editora Assistente. Bacharel em Comunicação pela PUC/SP. Especialização em História da Arte pela FAAP/CECUR e em Cidade & História: patrimônio, lazer & turismo, pela UNISANTOS / COEAE. |