A imaginação das crianças é aguçada e o conhecimento é expandido com o projeto "Trenzinho de História", promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. A bordo de um ônibus estilizado que imita os antigos bondinhos, 25 crianças e seus acompanhantes têm a oportunidade de visitar os principais pontos históricos da cidade todos os domingos, com a orientação do facilitador Gerson Linhares.
O passeio parte às 15h30, mas é bom chegar meia horinha antes para garantir o ingresso. A primeira visita é a Praça do Ferreira, 20 minutos suficientes para a garotada conhecer o Cajueiro da Mentira, os prédios abandonados que eram ocupados pelos grandes hotéis, acertar o relógio na Coluna da Hora.
Nos 40 minutos restantes, as crianças permanecem dentro do trenzinho, visitando a Catedral de Fortaleza, a Praça dos Leões, onde aprendem, pela falta de conservação da praça, noções de cidadania, amor à cidade e a importância de se preservar o patrimônio, além de conhecerem a Igreja do Rosário, mais antiga da cidade. A próxima parada é a 10ª Região Militar, antigo Forte Nossa Senhora da Assunção, ponto inicial de Fortaleza. Nesse momento, piratas, portugueses e índios compõem o imaginário infantil, já que as crianças interpretam com suas palavras a história que se desenrola há 280 anos.
Para ler o artigo na íntegra, clique: E aí, vamos passear de trem?
|