Acordar cedo no domingo, sem o objetivo de ir à praia, para muitas pessoas pode parecer algo pouco convidativo, ainda mais se for para fazer uma caminhada de três horas pelo Centro de Fortaleza, conhecendo um pouco da história e do patrimônio arquitetônico local. Mas basta ir à Praça do Ferreira, todos os domingos, por volta das 7h30min, para perceber que essa opção de lazer tem feito sucesso.
A pouca atenção dada a prédios e praças antigas, que mal são notados pelos fortalezenses por causa da correria do dia-a-dia, inspirou alguns profissionais da área de turismo e educação, como Gerson Linhares e Marize Freitas, a oferecer à população uma oportunidade de conhecer a história desse patrimônio da memória da cidade.
O projeto "Fortaleza a pé" foi iniciado há 11 anos sem o incentivo de nenhum órgão ou empresa, mas apesar das dificuldades, atingiu seu principal objetivo: o de despertar a sociedade para discussões sobre a educação patrimonial. Hoje, o projeto atrai cerca de 120 pessoas, de todas as faixas etárias, a cada domingo, e incentivou diversas outras iniciativas semelhantes.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Roteiros históricos desvendam patrimônio cultural de Fortaleza
|