A partir das 16 horas deste domingo será reinaugurada a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, anexa ao O Museu de Arte Sacra de Santos (Mass). O bispo emérito de Santos, Dom David Picão, vai celebrar uma missa para renovar a bênção do templo, que foi construído no século 16 e passou por uma restauração de 12 anos, estimada em cerca de R$ 700 mil.
A cerimônia vai contar com a música do Madrigal Ars Viva, sob regência do maestro Roberto Martins e será fechada para 100 convidados. Apesar disso, o público em geral pode visitar a igreja a partir das 14 horas.
O templo, dotado de três altares, segue o estilo barroco beneditino, com detalhes em ouro. O altar-mor possui as imagens de Santa Escolástica e São Bento, uma em cada lateral, e da tríplice Nossa Senhora do Desterro (a Sagrada Família de retorno da fuga do Egito), ao centro.
Para a reforma desta parte da igreja, foram gastas mais de 6 mil folhas de ouro. O trabalho, conduzido pelo restaurador uruguaio Edson Isabella, ainda exigiu algumas folhas de prata para obedecer o molde original.
O altar-mor também é enfeitado por símbolos religiosos, como rosas e girassóis, que representam a Virgem Maria. Os outros dois altares pertencem, respectivamente, a Nossa Senhora do Pilar e Santa Gertrudes Magna...
Para ler o artigo na íntegra, clique: Capela reabre após restauração
|