Leia mais
Conferência chega ao fim com propostas para a elaboração do Plano Nacional de Cultura
Alcântara/MA: Reforma do fórum de Alcântara deve ser concluída em 20 dias
Bonde Turístico: 4 anos
Limeira/SP: Anunciada revitalização da “baixada”
São Luís/MA: Oficina Escola de Restauro terá aula inaugural nesta segunda-feira
Painel
Painel

 
Salvador/BA: Uso de carro elétrico no Pelourinho é aprovado por moradores
Jornal da Mídia
janeiro/2006
 
Considerado patrimônio histórico da humanidade, o Pelourinho atrai visitantes do mundo inteiro para admirar a beleza secular de suas construções. Pensando na conservação desse patrimônio, a Prefeitura de Salvador proibiu a circulação de veículos, desde julho do ano passado para evitar a degradação dos casarões.

Para atender ao pedido de moradores e comerciantes do bairro, que precisam transportar mercadorias e compras, foi implantada uma frota de carros elétricos que circula pelas ladeiras e vielas do Centro Histórico, fazendo o transporte da população. Após 22 dias de testes, os carros elétricos já caíram no gosto dos moradores e turistas, que aprovaram totalmente o serviço.

Essa é a opinião de Rafael dos Santos, morador do Pelourinho, que está gostando dos veículos e acha que eles devem permanecer. “Está ótimo, porque além de facilitar o transporte das pessoas, também ajuda a transportar coisas pesadas, como mercadorias e compras”, observa. Do mesmo modo, o comerciante Alberto Moreira Líbano aprova a iniciativa municipal. “Os carros são importantes porque nos ajudam a descarregar. Foi uma boa solução porque você não precisa carregar a mercadoria na mão”, comenta.

A iniciativa também está agradando aos turistas, como o paraibano Eudes Santos, visitando Salvador com a família, que considerou os veículos interessantes por possibilitar aos idosos e aos deficientes circular pelo Pelourinho. O turista Patrício Saraiva também aprovou os carros elétricos e sugere que cada veículo tenha um guia para dar explicações aos visitantes. Para o alemão Castes Radke, o serviço de carros elétricos funciona muito bem. “Como não podemos andar de carro no Pelourinho, dessa forma podemos conhecer um pouco da história e da beleza desse lugar”, afirma.

Para ler o artigo na íntegra, clique: