O prefeito Silvio Félix (PDT) anunciou ontem a revitalização da Estação Ferroviária. As obras custarão R$ 890 mil. Durante a coletiva, o prefeito também lançou oficialmente a implantação do NAI na sede da antiga Casa da Laranja, o projeto de reconstrução da “Ponte do Suspiro” e um estudo que visa incentivar proprietários a recuperar a fachada dos imóveis da “baixada”.
A licitação será aberta amanhã para as obras de recuperação da Estação Ferroviária. Segundo o prefeito, o município tentou fazer parcerias com a iniciativa privada para auxiliar no custo do serviço. “Mas como este processo estava lento, reservamos esse dinheiro no nosso orçamento”, declarou. No entanto, ele acredita que por se tratar de um ano eleitoral, a Prefeitura ainda tem chances de receber recursos federais.
O projeto foi elaborado gratuitamene pela presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Limeira, a arquiteta Juliana Binoti Pereira Scariato, que também acompanhará os trabalhos. Segundo o prefeito, uma das preocupações durante a execução foi manter características originais do local, como o antigo relógio e aspectos da estrutura arquitetônica.
Considerando os trâmites burocráticos para a contratação da empresa que fará o serviço, Félix acredita que dentro de quatro meses o atual cenário de depredação será substituído.
CENTRO CULTURAL
Além de toda mudança visual, o secretário de Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho, frisou que a intenção é transformar a Estação Ferroviária e os barracões em um centro cultural, semelhante ao do Sesc Pompéia, em São Paulo. “Na verdade hoje (ontem) é um marco para história de Limeira”, declarou.
Por isso, a implantação do projeto conta também com o apoio da Secretaria de Cultura. O titular da pasta, José Farid Zaine, explicou que o novo espaço será palco para realização de projetos culturais. O projeto prevê ainda mostras, salas de aula, museu, anfiteatro e dependências administrativas, tanto na parte inferior e superior.
Depois de revitalizado, o local será utilizado para realização de cursos profissionalizantes, cursinhos e outras atividades.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Anunciada revitalização da “baixada”