Leia mais
Porto das Naus: abandono
Moção do I Simpósio Internacional de Arqueologia Subaquática
Santos/SP: USP promove programa de visitas ao Engenho dos Erasmos
Ouro Preto/MG: Minas recupera fachada de hotel antigo incendiado
Uberlândia/MG: Museu recebe verba para reformas
Painel
Painel

 
São Luís/MA: Oficina Escola de Restauro terá aula inaugural nesta segunda-feira
Badauê Online
abril/2006
 
A aula inaugural do projeto Oficina Escola de Restauro, executado pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), acontecerá nesta segunda-feira (03), a partir das 14h30,na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (Rua do Giz-285, Centro). Os 80 alunos selecionados terão o primeiro contato com a equipe técnica do projeto formada por historiadores, pedagogos, psicólogos, arquitetos e mestres de ofício em carpintaria, marcenaria, azulejaria e alvenaria.

Durante o mês de abril acontecerão aulas de nivelamento, com visitas ao Centro Histórico, palestras, trabalhos em grupo e aulas sobre a história de São Luís, a partir do século XVIII. A metodologia das oficinas inclui teoria e prática, num total de 1.440 aulas em dois anos. Os alunos terão aulas na sede do Iphan, no canteiro escola (Rua da Palma-360, Centro) e na sede da oficina escola na avenida Vitorino Freire, conhecido como galpão da CEMAR.

Os jovens selecionados residem nos 11 bairros pertencentes à área urbana central de São Luís, onde se localiza o Centro Histórico. As famílias dos alunos também receberão acompanhamento de uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e demais técnicos da FUMPH.

Os alunos têm direito a bolsa de R$ 300 reais, café da manhã e almoço, seguro contra acidentes, fardamento, apostilas, instrução para prática de restauro, além de formação complementar dos estudos. O objetivo do projeto é formar mão-de-obra na área do restauro do patrimônio, garantindo emprego aos jovens moradores do Centro Histórico. Eles e suas famílias atuarão como agentes de preservação do patrimônio histórico.

Para ler o artigo na íntegra, clique: