Museu de mamulengos, riqueza artesanal, casas coloridas e ladeiras de paralelepípedo. A cidade de Olinda, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, parece esculpida em função das folias carnavalescas de Pernambuco. Mas se a ferveção que toma suas ladeiras no período do carnaval já soa um pouco “demais” para você, então não perca tempo: aproveite para viver as maravilhas da prima-irmã do Recife, antes da folia.
Escolhida entre três finalistas - no páreo estavam também as capitais Salvador e João Pessoa - como pólo cultural do Brasil (pela ONG Capital Brasileira da Cultura) em agosto do ano passado, Olinda ampliou ainda mais seu cardápio de atrativos turísticos - e oferece o que ver e o que fazer o ano inteiro, especialmente para aqueles leitores sortudos que costumam “esticar” as férias de verão até meados de fevereiro. E se você faz parte desse time, monte agora seu roteiro e pegue a estrada para conhecer uma de suas principais manifestações populares, a ciranda - atração de destaque da temporada.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Maravilhas de Olinda vão além do circuito da folia. De Olinda, "museu de mamulengos", avista-se o Recife: paisagens exuberantes na cidade alta
|