Leia mais
Cubatão/SP: Casas do Largo do Sapo serão ocupadas por entidades culturais
USP inicia obras de base cultural em 10 dias
Belém/PA: Prefeitura discute revitalização do centro histórico
Cultura: Empresas privadas ligadas à cultura geram 10% da economia brasileira
Peru volta atrás e proíbe sobrevôos em Machu Picchu
Painel
Painel

 
USP inicia obras de base cultural em 10 dias
A Tribuna Digital: Últimas Notícias
novembro/2005
 
Universidade de São Paulo (USP) chega definitivamente à Cidade. E vem para ficar. Dentro de dez dias terá início a construção da Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária no terreno junto às ruínas do Engenho dos Erasmos, na Caneleira, na Zona Noroeste.

Para oficializar a iniciativa, os prefeitos de Santos e São Vicente assinaram ontem o termo de cessão de uma área de 1.600 metros quadrados para a USP erguer o mais novo centro de cultura da Cidade.

Gerenciada pela pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da instituição de ensino superior, a base será um centro de estudos arqueológicos, além de sede de exposições de peças históricas e pólo difusor de conhecimento e pesquisa para a população em geral, que poderá usufruir gratuitamente do museu, espaços articulados para estudos, salas de aulas, laboratório e um auditório para eventos.

A presidente do Conselho Curador das Ruínas São Jorge dos Engenhos, Maria Cecília França Lourenço, destacou a relação entre universidade e comunidade. ‘‘Estamos retomando um velho anseio da comunidade’’, pontuou.

O prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou que a Administração Municipal irá analisar a questão do acesso ao engenho, considerada difícil. ‘‘Podemos melhorar o acesso, mas essa área, pela localização e pela circunstância geográfica, nunca terá um acesso muito melhor do que esse’’, disse Papa.

Para ler o artigo na íntegra, clique: