Leia mais
Campo Grande/MS: As Histórias que os Bairros Contam será tema do projeto Educação
São Paulo/SP: Recuperação da "cracolândia" ainda não passa de projeto
Rio de Janeiro: tombamento do Hotel Santa Teresa
Santos/SP: Fams inicia informatização da Sala de Leitura Catarina de Aguillar
Volta Grande/MG: Uma luz no horizonte
Painel
Painel

 
Maceió/AL: Secretário visita órgãos que serão alvo de parceria
GazetaWeb
janeiro/2006
 
A Secretaria Executiva de Educação (SEE) deu mais um passo rumo à recuperação do Arquivo Público Estadual. O secretário executivo de Educação, José Marcio Lessa, foi conferir in loco – acompanhado do secretário adjunto, Roberto Jorge Vasconcelos; e do gerente do Programa de Infra-estrutura (PIE) da SEE, Raul Cleto – a situação em que se encontra o acervo e o prédio onde está localizado o Arquivo Público de Alagoas. A iniciativa contou ainda com a presença do historiador Douglas Apratto Tenório, membro do Fórum Pró-Arquivos de Alagoas; e do diretor geral do Arquivo, Moacir de Melo Sant’Anna.

“Fomos conferir de perto a situação e iniciar um levantamento das possíveis ações a serem viabilizadas. É uma prioridade do governo garantir o funcionamento do arquivo”, afirma José Marcio Lessa, explicando que a SEE já criou uma comissão responsável pela indicação e acompanhamento das providências a serem efetivadas. No mês passado, representantes da SEE e do Fórum Pró-Arquivos participaram da primeira reunião para discutir a questão.

Na ocasião, foram apresentadas as parcerias e propostas para solucionar, a curto prazo, as pendências mais emergenciais, além de formas de captação de recursos e a montagem de um plano de trabalho. De acordo com o historiador e professor Douglas Apratto, “há mais de quatro décadas o Arquivo Público necessita de uma reforma. Estamos bastante confiantes em regularizar a situação. O secretário tem-se mostrado sensível à causa”, afirmou.

A portaria que cria e indica os membros da comissão foi publicada este mês no Diário Oficial do Estado e conta com o professor Roberto Jorge como presidente. Outros componentes representam a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cesmac, Funesa, Secretaria Executiva de Cultura (Secult), Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) e Associação Nacional dos Professores Universitários de História (Anpuh).

Para ler o artigo na íntegra, clique: