A terceira edição do Projeto Educação Patrimonial estará enfocando o tema “As Histórias que os Bairros Contam” e envolvendo alunos, professores e comunidade na pesquisa e no registro dos acontecimentos de diversas localidades. Neste ano, o Projeto desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai atender 20 escolas municipais, com representantes de cada região urbana de Campo Grande: Imbirussu, Lagoas, Segredo, Centro, Prosa, Anhanduzinho, Bandeiras, incluindo três escolas da zona rural. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 13, às 13 horas, no auditório da Semed.
De acordo com o diretor-presidente da Fundac, Américo Calheiros, o projeto resume a crença de que “Só se ama aquilo que se conhece” , sendo fundamentado na metodologia científica da história. Toda informação será posteriormente publicada em livro, numa demonstração de coerência, respeito e seriedade no registro dos trabalhos propostos. “É mais uma vez a busca do passado para entender o presente, registrando-o para o futuro. Não se devem perder os elos da história. Preservação é uma questão de Educação”, avalia Calheiros..
O Projeto de Educação Patrimonial surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico de Campo Grande. Também pretende, através da educação, da conscientização e da instrução, cirar uma nova geração de jovens com percepção mais aguçada, crítica e respeitosa para com tudo aquilo que faz parte da história da cidade, seja uma personalidade, um imóvel, um monumento, uma história, uma lembrança.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
As Histórias que os Bairros Contam será tema do projeto Educação