Leia mais
São Paulo/SP: Promotor acusa museu de comprar nota fria
Campinas: Museu da Cidade será recuperado
Rio de Janeiro/RJ: Polícia recupera tocheiros de prata roubados da Catedral Metropolitana
João Pessoa/PA: Projeto prevê tombamento do Centro Histórico da Capital
China: Inaugurado em Beijing Centro de Preservação dos Patrimônios Culturais Imateriais
Painel
Painel

 
Itália: Obra-prima de Vittorio De Sica é restaurada
ANSA (Nápoles). Folha Online: Ilustrada
janeiro/2006
 
A obra-prima do cineasta italiano Vittorio De Sica, "O Ouro de Nápoles" (L'Oro di Napoli, 1954), foi completamente restaurada na sua versão integral. O filme será apresentado no dia 30 de janeiro no Teatro San Carlo de Nápoles, dentro das comemorações do bicentenário da Província.

Durante a apresentação, Manuel De Sica, filho do diretor, sugeriu ao detentor dos direitos autorais para relançar o filme em um DVD internacional.

Graças à recuperação completa do episódio "Il funeralino", que narra os funerais de um menino, a obra agora passa de 118 para 140 minutos. Na época, a produção foi julgada dramática demais para um filme apresentado nas salas de cinema dentro das comemorações natalinas de 1954

O principal destaque desta restauração é a inesquecível "pizzaiola" Sophia Loren, que muito jovem integrou o grupo de atores intérpretes do filme, além de Totó e Eduardo De Filippo. A cerimônia é organizada pela Associação Amigos de Vittorio De Sica, presidida por seu filho Manuel De Sica.

"A escolha de abrir as comemorações do bicentenário com a projeção da cópia restaurada de um filme extraordinário como 'Ouro de Nápoles' de Vittorio De Sica segue na direção de ligar o passado e o futuro da nossa terra, com uma homenagem às nossas tradições culturais mais nobres e autênticas", afirmou Ricardo De Palma, governador da Província de Nápoles.

Para ler o artigo na íntegra, clique: