O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) recebeu Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e coordenadores do Centro Histórico de João Pessoa, no gabinete do Centro Adminis-trativo Municipal (CAM).
O objetivo da reunião foi o de entregar ao prefeito os projetos para equipamentos e mobiliário do Casarão 34, recuperação do Conventinho e ainda o de tombamento federal do Centro Histórico de João Pessoa.
A comitiva chamou também a atenção do prefeito para o projeto de reconhecimento do Centro Histórico de João Pessoa como patrimônio nacional. Para isso é necessária a realização de ações complementares que atendam às orientações técnicas da direção nacional do Iphan e as solicitações do Ministério Publico Federal, com o que se poderá finalizar o processo de tombamento.
Na reunião, foi apresentada a importância da atualização do cadastro técnico e do plano de preservação do Centro Histórico de João Pessoa, previsto em um convênio o Brasil e a Espanha, para o conhecimento sistemático do acervo cultural e natural da área a ser tombada. As áreas que sofrerão a atualização cadastral são a Cidade Alta; o Varadouro, incluindo o antigo Porto do Capim e ladeiras de ligação; Avenidas das Trincheiras e João da Mata; Lagoa do Parque Sólon de Lucena e avenida Getúlio Vargas; avenidas Odon Bezerra e Monsenhor Walfredo Leal.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Projeto prevê tombamento do Centro Histórico da Capital
|