Leia mais
Portugal: Difundir informação cultura
Cuiabá/MT: Empresários cobram revitalização do Centro
Ribeirão Preto/SP: Restauração do Palace chega aos pavimentos superiores
Belém/PA: Basílica-Santuário é reformada
São Luís/MA: Mais de 50 casarões podem ruir no Centro Histórico
Painel
Painel

 
Largo do Arouche, São Paulo: Atlântico, de hotel para spa urbano
Mônica Yamagawa
abril/2005
 
No encontro da Avenida São João, com a Barão de Campinas e o Largo do Arouche (São Paulo) será instalado, ainda este ano, um spa urbano no antigo Hotel Atlântico.

Uma das primeiras proprietárias a utilizar os recursos da Operação Urbana Centro (projeto de lei de 1997 que permite a isenção de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano -), a família Souza Pinto investiu cerca de R$ 840 mil para a restauração da edificação construída na década de 1920.

O complexo, composto por três prédios, foi construído pelos fazendeiros Oscar Souza Pinto e Oscar Ferreira Souza Pinto, com objetivo servir de fonte de renda para as futuras gerações da família. Com a crise de 1929, o avô do atual proprietário - Marcelo Aranha de Souza Pinto -, vendeu uma parte do imóvel para quitar o financiamento de um banco alemão.
Para a instalação do spa, os cinco andares, o térreo e o terraço, passaram pelo processo conhecido por “retrofit” – requalificação / modernização –, mantendo as escadas de mármore Carrara, os salões em granilite decorado, as portas em pinha de Riga. Os quartos foram transformados em 60 apartamentos, acessados através de modernos elevadores e para as exigências das novas funções, as instalações elétricas e hidráulicas foram substituídas, acrescidos de ar condicionado central e um grande reservatório de água. O terraço servirá para eventos, recepção e descanso dos hóspedes e no térreo, funcionará um restaurante.

Os clientes poderão desfrutar de serviços de massagem, acupuntura, dieta para reduzir colesterol, entre outros, com o privilégio de uma das melhores vistas do centro da capital, pois, vários apartamentos possuem sacadas e outros até três janelas cada. Do terraço é possível admirar o Largo do Arouche, o Edifício Altino Arantes (Banespa), o Martinelli, o Itália, o Copan... restauração corporal e patrimonial!

FONTE: Diário do Comércio Online