Leia mais
Salvador/BA: Iphan discute tombamento do Elevador Lacerda
Corumbá/MS: O Moinho Cultural de Corumbá atende 250 alunos brasileiros e bolivianos através da dança e da música
Museóloga alerta sobre descarte da memória contemporânea
Forte de Santa Maria ganha nova pintura
Antropólogo cria rede virtual de difusão cultural
Painel
Painel

 
Cuiabá/MT: Iphan anuncia mais investimentos para o patrimônio de MT
Jornal Documento
fevereiro/2006
 
Aos poucos o Centro Histórico de Cuiabá está retornando à vida com a recuperação e restauração de casarões, igrejas e monumentos que abrigam a história do povo mato-grossense há quase três séculos. Os investimentos, dos governos estadual e federal e também da iniciativa privada, vão possibilitar que somente neste ano sejam entregues sete prédios no centro de Cuiabá, dos quais um já concluído, a igreja Nosso Senhor dos Passos, reinaugurada nesta semana.

Além da parceria nas obras em andamento, a exemplo da igreja de Nossa Senhora do Rosário e Seminário da Conceição, a superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Saddi, anunciou outros projetos que o instituto conduzirá em parceria com o governo do Estado.

São projetos de restauração, levantamento de patrimônio, restauração e recuperação, todos liberados para este ano. Como obra emergencial, o Iphan aprovou a recuperação e restauração e um casarão do Centro Histórico, localizado na rua São Benedito, de um imóvel da Fazenda Real, da Casa da Irmã Dulce, além do inventário dos bens imóveis do Centro Histórico.

“O inventário é um importante instrumento de gestão pleiteado em parceria com o Governo do Estado que dará mais possibilidades de zelar melhor por importante patrimônio cultural”, avaliou Salma.

Para ler o artigo na íntegra, clique: