Leia mais
Maceió/AL: Fapeal lança calendário cultural
Rio de Janeiro/RJ: Hospital do século 19 vive agonia no centro do Rio
João Pessoa/PA: Prefeito descarta plebiscito para mudar nome de Bayeux
Penedo/AL: Museu do Velho Chico tem R$ 1,5 milhão
Porto Nacional/TO: Prefeito Paulo Mourão instala Conselho do Patrimônio Histórico
Painel
Painel

 
Forte de Santa Maria ganha nova pintura
Prefeitura Municipal de Salvador
outubro/2005
 
A Superintendência de Urbanização da Capital está fazendo os últimos retoques na pintura do Forte de Santa Maria, na Barra. O monumento histórico será devolvido à população dentro de aproximadamente 30 dias, quando as esquadrias de todas as janelas estiverem restauradas. Em obras há um mês, o forte é um dos mais importantes equipamentos turístico da cidade.

Para a população de Salvador, em especial a que vive ou trabalha na Barra, a restauração do Forte de Santa Maria será extremamente positiva. O pescador Antônio Santos Silva afirma que o fluxo turístico para o local influencia diretamente no resultado do seu trabalho. “Boa parte das pessoas que compra o que a gente pesca é turista. Além disso, o visitante paga para fazer passeios de saveiro pela Baía de Todos os Santos. Com o forte recuperado, os turistas têm mais motivos para nos visitar. É mais dinheiro no bolso, é mais comida na mesa”, avalia.

De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro da Surcap Marcelo Abramovitz, para cumprir as orientações, todo o trabalho está sendo orientado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A alternativa mais rápida seria substituir as janelas, mas isso afetaria as características originais do forte. “A orientação do Iphan foi que recuperássemos cada janela e isso requer um pouco mais tempo”, disse o engenheiro.

Marcelo Abramovitz salienta que além do aspecto turístico, o Forte de Santa Maria tem uma significativa importância histórica e cultural para a cidade. “No século XVII, quando aconteceu a invasão holandesa, além do Forte de Santa Maria, o Santo Antônio (onde fica o Farol da Barra) e o de São Diogo faziam a defesa marítima da cidade”.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Salvador