Leia mais
Patrimônio rentável
Ribeirão Preto/SP: História no lixo
Arqueologia: Escavações no Varadouro revelam peças do período colonial
Portugal: Número seis da “Ilharq” apresentado ontem no Museu de Electricidade Casa da Luz
Edital de Modernização de Museus e de Mapeamento, Documentação e Apoio ao Patrimônio Cultural Imaterial fecham as inscrições em novembro
Painel
Painel

 
Santos/SP: Pantheon recebe grande número de visitantes após reabertura
Prefeitura Municipal de Santos
abril/2006
 
Mais de 120 pessoas visitaram o Pantheon dos Andradas nesta terça-feira (18), primeiro dia em que esteve aberto ao público após a completa restauração realizada pela Prefeitura. Localizado na Praça Barão do Rio Branco s/nº, Centro Histórico, o monumento representa mais um elemento de revitalização para o turismo e a cultura da Cidade, dentro do Programa Alegra Centro.

O Pantheon abriga os restos mortais do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, e de seus irmãos Antônio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel. Foi inaugurado em 7 de setembro de 1923.

O casal Ana Maria e Ednaldo Campodone, de São Bernardo do Campo, visitou o local pela primeira vez. "É muito bom ver que patrimônios como este estão sendo preservados em vez de serem demolidos para dar lugar a estacionamentos ou prédios comerciais".

José Nilson Matos e Ednalva Torquato levaram o filho Wesley, de 9 anos, para conhecer o monumento. "Estou estudando, e o professor de história falou sobre este lugar na aula. Por isso, vim com a família para conhecê-lo. É importante para o menino aprender um pouco sobre esses heróis do Brasil", disse Nilson, admirado com a beleza dos mármores e peças em bronze.

O professor aposentado Armando dos Santos Soares, que foi diretor da Escola José Bonifácio, também conferiu a restauração do Pantheon. "É muito bom ver o nosso Centro renascendo. Aqui está a memória da Cidade e os Andradas são exemplos para as futuras gerações". Maria Aparecida de Souza Queirós Silveira também se emocionou ao voltar ao Pantheon. "Ficou muito bonito. É um local de reflexão e recolhimento".

Vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), o Pantheon está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.

FONTE: