|
|
|
|
|
Propostas de Reformulação da Visita Monitorada e Criação de Material de Apoio Trilíngue ao Turista para o Theatro Municipal de São Paulo - INTRODUÇÃO |
Mariana Cuencas Santos1 |
|
RESUMO: O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o Theatro Municipal de São Paulo como atrativo turístico da cidade, com foco na visita monitorada que ele oferece gratuitamente a turistas e visitantes. Também propõe a reformulação da estrutura dessa visita, assim como a criação de um material de apoio em texto trilíngüe, para auxílio ao turista estrangeiro.Palavras-chave: turismo cultural; patrimônio histórico-cultural; Theatro Municipal; visita monitorada; turista estrangeiro.
ABSTRACT: The following project refers to São Paulo’s Municipal Theatre as a tourist attraction of the city, and focus on the guided visit it offers for free to tourists and visitors. Is also proposes a new structure for this visit, as well as the conception of a text guide, written in three different languages, to assist foreign tourists. Key-words: cultural tourism; historic-cultural heritage; Municipal Theatre; guided visit; foreign tourist.
Introdução
A primeira visita feita ao Theatro Municipal de São Paulo para este trabalho de conclusão de curso ocorreu em fevereiro de 2006, com a idéia de que o prédio poderia ser o seu objeto de estudo.
A princípio a monitoria não seria analisada, e sim apreciada como um turista a apreciaria, porém, no decorrer daquela uma hora de visita pôde-se perceber diversos pontos a serem observados em sua estruturação. Sendo este um serviço importante que o Theatro - e a cidade, por conseqüência - oferece há mais de quatro anos sem ter sua formatação alterada e/ou atualizada (de acordo com a monitora atual), tornou-se um tema importante para ser analisado do ponto de vista turístico.
No decorrer do trabalho, serão explanados os conceitos de turismo, cultura e patrimônio, que estão intimamente ligados e cuja relação vem sendo estudada há muitos séculos. Partindo desses princípios, a cidade de São Paulo será analisada como uma metrópole principalmente de atrativos culturais, com especial destaque para o seu desenvolvimento como o maior pólo teatral do país.
Para apresentar o Theatro Municipal, foi traçado o seu panorama geral como atrativo turístico. Em seguida foi contada a sua história, principal tema atualmente da visita monitorada, esta que foi analisada em termos de conteúdo, explanação, duração, espaços visitados e capacitação do guia, entre tantos outros aspectos implícitos nos que foram mencionados.
Esta análise é a base para a formatação de uma nova monitoria, que leva em consideração diversos elementos que se perdem na atual (e serão descritos no decorrer do texto), assim como para a criação de um material de apoio em texto trilíngüe (português, inglês e espanhol) para o turista estrangeiro, que são as propostas deste trabalho de conclusão de curso.
Para continuar a leitura, CLIQUE AQUI. |
|
1 Bacharel em turismo pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. mariana.cuencas@yahoo.com.br
2 MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do turismo: marcos conceituais. [s. l.]: [s. n.], [entre 2003 e 2006].
3 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
[19--], p. 409.
4 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 11.
5 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.
6 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.
7 FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Org.). Turismo e patrimônio cultural. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17. (Turismo Contexto).
8 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 90.
9 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.
10 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.
11 O surgimento do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1948 é considerado por críticos de arte e historiadores como um divisor de águas do teatro brasileiro, pois estabeleceu um novo conceito de profissionalismo na atividade, diferente e mais moderno do que aquele que vinha sendo feito no teatro dos filodramáticos.
12 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.
13 Art nouveau: estilo estético do final do século XIX que teve início na Bélgica, mas que se espalhou por toda a Europa e, posteriormente, no mundo todo. Pode ser visto essencialmente no design e na arquitetura da época, com a exploração de materiais como o ferro e o vidro, e é caracterizado pelas formas orgânicas e rebuscadas e o escapismo para a natureza.
14 SÃO PAULO 450 ANOS. Teatro Municipal (1911). Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.
15 BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Teatro Municipal de São Paulo: grandes momentos. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1993, p. 27.
16 THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. La Gioconda, de A. Ponchielli. São Paulo: [s.n.], 2006. Programa.
17 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 121-122.
18 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 126.
19 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 130. |
|
|
|
|
|
|
|