Leia mais
Fortaleza/CE: Estação de ninguém
Mogi das Cruzes/SP prepara atrações para a Semana de Museus
México: Estragos no património histórico
Fortaleza/CE: Proteção à Fortaleza
Piracicaba/SP: Imóvel é valorizado com tombamento
Painel
Painel

 
Corumbá/MS: Diretrizes do museu foram mostradas em Corumbá
Marcelo Fernandes. Correio do Estado: Caderno B
abril/2006
 

O conceito do Museu da História do Homem do Pantanal foi apresentado na tarde de ontem, em Corumbá, durante reunião entre a Fundação Barbosa Rodrigues (FBR) – gestora do museu – e a prefeitura municipal. A apresentação foi feita pelo arqueólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Carlos Etchevarne, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Assistiram à apresentação do relatório a presidente interina da FBR, Maria Verônica Sáfadi Nogueira; a consultora do Museu da História do Homem do Pantanal, Márcia Barros Rodrigues; o secretário de Turismo, Carlos Porto; o secretário de Infra-Estrutura, Cássio Augusto da Costa Marques, e o secretário de Governo, José Antônio Assad e Faria, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Etchevarne explicou que foi convocado pelo Ministério da Cultura para elaborar um trabalho que definisse o tipo de museu que deveria ser instalado em Corumbá. O estudo, iniciado em 2003, ficou parado por um período, mas foi retomado e concluído.

No relatório de 77 páginas, já aprovado pelo ministério, o arqueólogo detalha a chamada conceitualização do museu, relacionando conteúdo, a quem se destina e quais diretrizes devem ser cumpridas nas etapas pré e pós-instalação. Também são abordados no estudo os projetos de reforma e restauração do prédio que abrigará o museu.

Para ler o artigo na íntegra, clique: