Leia mais
História dos negros - Iphan pede autorização ao TSE para distribuir cartilha
Cidades europeias discutem qualificação e valorização do seu património
Carretas de profissionalização na Olimpíada do Conhecimento, em Recife
Campo Grande/MS: Revista Arca revisita a música de Campo Grande
Cabedelo/PB: Igreja do Almagre: ruínas da história da PB
Painel
Painel

 
Corumbá/MS: Prefeitura e Iphan estudam revitalização do Jardim
Marcos Boaventura. Corumbá Online
março/2006
 
A Prefeitura de Corumbá deu início a elaboração de um criterioso projeto de revitalização do Jardim da Independência, na tentativa de torná-lo em um novo produto turístico. O trabalho será desenvolvido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que está cedendo uma profissional da área de restauração.

Na noite desta segunda-feira, 27 de março, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu em seu gabinete, a superintendente regional do Iphan no Mato Grosso do Sul, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, que estava acompanhada de Eliane Maria Fonseca de Carvalho, superintendente do órgão no Sergipe e que será responsável pela elaboração do projeto de restauração da praça, principalmente das estátuas que representam as quatro estações, obras de arte que vieram de Pisa, na Itália. Também participaram do encontro o secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Infra-Estrutura), e Ligia Urdan, arquiteta e coordenadora do Plano Diretor Participativo.

A reunião formalizou a parceria entre Prefeitura e o Iphan para elaboração do projeto de restauração; formatação dos custos e viabilização de recursos para a intervenção, que pode ser via Programa Monumenta ou mesmo de outros parceiros (empresas locais ou de fora).


Encantada

Eliane Fonseca disse ao prefeito que ficou "encantada" com a praça. “Não sei como ela ainda não foi tombada”, disse, afirmando que a revitalização não será um trabalho árduo, principalmente pelo fato de estar “bem cuidada, ser bem planejada e arborizada”.

Para ler o artigo na íntegra, clique: