A história da música campo-grandense ganha registro especial na 11ª edição da Revista Arca, que será lançada hoje, às 19h30min, no Rádio Clube Cidade. A revista, que tem edição anual, é uma publicação do Arquivo Histórico de Campo Grande.
Artigos que discutem a história da música da Capital sul-mato-grossense e registros fotográficos das datas mais remotas (do acervo da Arca e de colaboradores) estão nas páginas da revista, que também traz a transcrição de uma mesa redonda composta essencialmente por músicos, jornalistas e críticos de arte. "Precisávamos explorar as origens e trajetória da música regional. A conversa foi tão esclarecedora que acabou orientando os caminhos para a revista", ressalta Doralice Martins, coordenadora do Arquivo Histórico, que mediou o debate realizado em setembro, ao lado de Américo Calheiros, da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).
Entre os participantes do bate-papo sobre a música de Campo Grande estavam: Evandro Higa, maestro e diretor do Centro Arte Viva; Lenilde Ramos, instrumentista, compositora e pesquisadora das raízes da música regional; Lizoel Costa, jornalista; Júlio Feliz, da UFMS, e Oscar Rocha, jornalista do Correio do Estado, que pontuou: "Acho que a história da nossa música tem um paralelo com outros lugares. Eu imagino que os primeiros fenômenos musicais, as primeira manifestações vieram de fora. Vamos pegar, por exemplo, na década de 1970, a movimentação que acontecia aqui com os festivais, que (na verdade) reproduziam o que estava acontecendo lá fora".
Para ler o artigo na íntegra, clique: Revista Arca revisita a música de Campo Grande
|