Leia mais
Cuba: Casa de Hemingway em Cuba é reformada; assista ao vídeo
Bondinho do Pão de Açúcar comemora 93 anos com campanha de solidariedade
Ecologia - 4 de Outubro de 2005: Consagração da Figueira do Portinho
Aquiraz/CE: 300 anos de fundação
Belém/PA: Pedreiros são capacitados para atuarem em patrimônio histórico
Painel
Painel

 
Areia Branca/RN: Parceria garante mais um espaço para cultura
Diário de Natal
março/2006
 
Um importante espaço para a cultura está sendo implementado no município. Iniciada na última semana, as obras de implantação da Casa de Cultura Popular de Areia Branca era uma antiga reivindicação de toda a classe artística da cidade. A iniciativa é mais uma parceria viabilizada pela prefeitura com o governo do estado.

A Casa da Cultura em Areia Branca será instalada no imóvel doado pela prefeitura, localizado na rua do Cais Tertuliano Fernandes. Foi a primeira casa de telha da cidade e onde morou um dos primeiros prefeitos do município, Antônio Lúcio de Góis. Mais recentemente a residência abrigou a Casa do Ancião Rita Fernandes de Souza. Areforma já iniciada, irá adequar o espaço e restaurar os traços arquitetônicos da antiga edificação, resgatando o patrimônio histórico do município. As obras são realizadas pela equipe da Fundação José Augusto (FJA), dispensando o uso de empreiteiras e reduzindo consideravelmente o custo.

Casa

Com a instalação da Casa da Cultura, o município ganhará muito pois ela tem o papel de formação do artista, quando oferece cursos e oficinas; exerce um papel didático e pedagógico, quando os alunos visitam as exposições e as bibliotecas; e serve de vitrine para o artista potiguar expor seus trabalhos, interagindo com a sociedade que passa a apreciar e consumir a arte produzida e exposta no espaço.

A estrutura da casa contará com auditório, galeria de arte, bibliotecas abertas ao público e salas para oficinas de artes plásticas e cênicas que servem para fomentar a produção artística do interior potiguar, através da realização de oficinas de artes, eventos culturais, palestras, seminários, exposições, apresentações de vídeos e filmes educativos, entre outras manifestações que possitilitarão lazer para os moradores de Areia Branca e ao mesmo tempo, qualificação para os profissionais e a oportundiade de iniciação artística para quem quiser.

Para ler o artigo na íntegra, clique: