Leia mais
Museu Britânico e eBay vão combater venda ilegal de antigüidades
João Pessoa/PA: Iphan reconhece Estação Ciência como fator de preservação ambiental
Alto Vale do Itajaí/SC: Após 35 anos de silêncio, Maria Fumaça volta a apitar
João Pessoa/PA: Prefeito descarta plebiscito para mudar nome de Bayeux
Mais dois museus devem ser recuperados
Painel
Painel

 
Santos, 16 de Agosto de 2005: Dia do Centro
Prefeitura Municipal de Santos
agosto/2005
 
Esta terça-feira, 16 de agosto, é o Dia do Centro, comemoração instituída em 2000 e marco do início do processo de revitalização do bairro. A recuperação é visível: imóveis e ruas históricas restaurados, novos restaurantes e lojas, relíquias do passado encantando turistas, eventos batendo recordes de público.

As mudanças deixam otimistas os comerciantes, donos de imóveis e pessoas que trabalham na região. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Centro, Amadeu Lopes Lousada, é um deles: “Estamos animados e começamos a desenvolver o projeto Agita Centro, que deve se consolidar em setembro. É uma espécie de condomínio de lojistas, pelo qual cada empresa contribui proporcionalmente às suas possibilidades, gerando recursos para publicidade e eventos”.

Lousada diz ainda que iniciativas da Prefeitura, como os projetos de ampliação da linha do Bonde Turístico, o Museu Vivo do Bonde e a recuperação do Terminal do Valongo, atrairão ainda mais pessoas. “A realização de atividades culturais e de lazer também são importantes”, completou.

Escolhido como cenário para locação de filmes, seriados e comerciais de TV, o bairro ganhou vida nova a partir de 2003, com a implementação do Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos, o Alegra Centro. O programa oferece incentivos fiscais a investimentos turísticos ou comerciais na região, sendo desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada.

DATA
O Dia do Centro foi instituído pela lei 1.891/2000, referindo-se a 16 de agosto de 1857, quando começou a circular o jornal O Comercial, que abordava as questões do comércio na área central da Cidade. Assim como a instituição da data, o periódico também foi criado para impulsionar a retomada do desenvolvimento na região.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos.