A construção da estrada de ferro do Alto Vale do Itajaí começou em 1906. O trecho que ligava Blumenau a Rio do Sul iniciou em mais ou menos 1922 e foi inaugurado em 28 de dezembro de 1933, servindo o Alto Vale durante 62 anos. Maria Fumaça, assim chamada a locomotiva, ganhou esse nome porque passava apitando quando chegava ou saía da estação. A revitalização desse projeto traz, junto ao apito, lembranças de uma época que deixou saudades.
Um pouco da história
Após o início das obras em 1906, a estrada de ferro passou da administração do Governo Federal (que cuidou da estrada até 1968) para a Rede Ferroviária Federal, que ao final desativou a estrada em 13 de março de 1971, trinta e cinco anos atrás.
O fechamento dessa ferrovia atingiu várias famílias que dependiam da estrada como fonte de renda, pois o empreendimento garantia a prosperidade em um período de desenvolvimento para o Alto Vale. Fechada, representava perda para a economia dessas pessoas, que viviam às margens da ferrovia.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Após 35 anos de silêncio, Maria Fumaça volta a apitar
|