Leia mais
Rio Branco/AC: Estudantes interagem com a história e cultura do Acre na Semana de Museus
Peru: Machu Picchu pode deixar de ser Património Mundial
Festa do Índio entra para os Calendários Estadual e Nacional
Quixeramobim/CE: Liminar proíbe demolição de casarão histórico
Imagem apedrejada por evangélico em Belém é restaurada
Painel
Painel

 
Campinas/SP: Locomotiva derruba telhado da Estação Cultura
Gilson Rei. Agência Anhangüera. Cosmo Online
dezembro/2005
 
A cobertura metálica da Plataforma 1 de embarque e desembarque da Estação Cultura de Campinas, foi totalmente retorcida e destruída por um trem nesta quinta-feira, às 13h, danificando parte do prédio do complexo ferroviário da antiga Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A), considerado patrimônio histórico da cidade, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

Uma locomotiva da MRS Logística S.A. puxava dois vagões vazios e um outro vagão com dezenas de dormentes de madeira. Com o barulho da locomotiva nos trilhos, o maquinista não percebeu que alguns dormentes enrroscaram-se em uma das vigas de ferro, que fazem a sustentação da cobertura.

Os dormentes acabaram arrastando a viga por 13 metros e puxando toda a cobertura, danificando parte do prédio, na área onde existe o auditório reservado para eventos, seminários e palestras, que fica em cima do setor de expediente e em frente ao Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) - Antonio Costa Santos...

Para ler o artigo na íntegra, clique: