Leia mais
Livro fala das ferrovias brasileiras através de cartões-postais
Dourados/MS: Reforma da Praça ainda é projeto
Mil museus brasileiros terão páginas na internet em 2007
Artes: MAM-SP exibe 150 anos em fotografias de museu espanhol
Maceió/AL: Família quer que Estado assuma casarão
Painel
Painel

 
Festa do Índio entra para os Calendários Estadual e Nacional
Prefeitura Municipal de Bertioga
agosto/2005
 
A festa se transformou no maior evento cultural indígena do Brasil e do mundo

Com o potencial de atrair estudantes, pesquisadores, turistas, imprensa nacional e internacional e simpatizantes das causas indígenas, a Festa Nacional do Índio, idealizada pela Prefeitura de Bertioga, ganha novas proporções e passa a ser reconhecida, oficialmente, pelos órgãos públicos estadual e federal. A partir deste ano, o evento, que chega à sua quinta edição, já faz parte dos calendários oficiais de eventos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de São Paulo, e também do Ministério do Turismo e Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Nos próximos dias, de 14 a 17, ela volta a reunir, em Bertioga, mais de 650 índios de 13 etnias espalhadas pelo Brasil que mostrarão suas danças, rituais, culinária, artesanato, atividades esportivas durante o maior evento cultural indígena do País e do mundo. Além da troca de experiências, a festa também promove o resgate das tradições desses povos e coloca a população em contato com a essência, a realidade vivida por essas etnias mostrando, ainda, suas dificuldades por meio de encontros que, este ano, nos próximos dias 14 e 15, vão discutir as questões envolvendo os povos indígenas do Litoral Paulista e também de todo o País.

Para o articulador cultural dos direitos dos povos indígenas na Organização das Nações Unidas (ONU), Marcos Terena, o fato de a festa integrar os calendários de eventos do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal demonstra, também, o reconhecimento dos órgãos públicos ao trabalho realizado em Bertioga e o empenho dos povos indígenas em continuar lutando por seus direitos e pela preservação de sua cultura que, com a festa, passa a ser conhecida no mundo inteiro. Isso prova, segundo Terena, que “a Prefeitura e os índios estão no caminho certo”.

Segundo ele, a Festa Nacional do Índio “é um evento que valoriza e respeita os povos indígenas do Brasil que, por muito tempo na história, foram esquecidos e buscam a dignidade, respeito e um futuro melhor para o próprio País”. Para o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região, Márcio Alvim Nascimento, “mais uma vez Bertioga se destaca no cenário nacional onde trata como prioridade a questão indígena divulgando aspectos culturais e retratando a importância dos povos indígenas para a formação do povo brasileiro”.

A divulgação do evento nos calendários projeta ainda mais a festa em níveis nacional e internacional possibilitando atrair, cada vez mais, estudantes, pesquisadores e simpatizantes da causa indígena.

Importante frisar os fóruns de discussões que acontecerão dias 14 e 15, em Bertioga - principalmente o seminário que reunirá representantes das aldeias indígenas do Litoral Paulista, que irá discutir a questão social indígena guarani, tem como referência, em todo o Estado de São Paulo, o trabalho realizado na Reserva do Rio Silveira, em Boracéia, que conta com parcerias das prefeituras de Bertioga e São Sebastião e hoje é exemplo de sustentabilidade e preservação cultural.

Esse trabalho feito na aldeia pelos órgãos públicos, Funai e sociedade envolvente mostra a possibilidade de como encontrar soluções para que os indígenas que vivem próximos às cidades possam manter suas tradições, resgatar sua cultura e conviver com os brancos sem perder sua identidade cultural.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Bertioga