Leia mais
Estância/SE: Um museu para Estância
Inglaterra: Igreja que guarda tumba de Shakespeare pode desabar
Macaé/RJ: Igreja São João Batista ganhará nova iluminação
Corumbá/MS: Diretrizes do museu foram mostradas em Corumbá
Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa
Painel
Painel

 
Santos/SP: Bonde Português já circula no Centro Histórico
Prefeitura Municipal de Santos
janeiro/2006
 


Pouco mais de três meses de trabalho intenso, dia e até noite, deixou o Bonde Português prefixo 193 novinho em folha. Ele foi o primeiro, dos três exemplares doados pela cidade do Porto (Portugal) à Prefeitura, a ser restaurado por cerca de 20 funcionários especializados da CET-Santos e da CSTC. O novo veículo elétrico, entregue nessa terça-feira (24), fará parte da linha turística do Centro Histórico, integrando o programa ‘Alegra Centro’, de revitalização do bairro.

A entrega do bonde, no final da tarde, na Praça Mauá, foi prestigiada por muitos populares, autoridades municipais e representantes das empresas que viabilizaram o transporte marítimo e terrestre do veículo, entre outros. A primeira volta do bonde português foi precedida da apresentação dos grupos folclóricos Vasco da Gama e Cruz de Malta. Os funcionários da CET e CSTC foram homenageados pela Prefeitura, recebendo um CD Rom com as etapas de recuperação do veículo e a réplica dos bondes já em operação.

Toda a estrutura de madeira e ferro, além do chassis, foi restaurada artesanalmente pelos funcionários. As laterais do bonde foram fechadas com chapas de aço galvanizado e a capota totalmente impermeabilizada. A reconstrução dos estribos e o jateamento das partes de bronze e de cobre do veículo, que estava num museu em Portugal, foi uma das etapas da recuperação. Os reparos no truck (espécie de chassi), nas partes mecânica, elétrica e motor, foram executados em oficinas especializadas, simultaneamente ao trabalho da CET. Apenas na recuperação deste veículo foram investidos cerca de R$ 90 mil reais.

TRÊS BONDES


O Museu do Carro Elétrico, do Porto, doou três bondes à Prefeitura em maio de 2005. Todos serão restaurados pela CET-Santos e utilizados na linha turística do Centro Histórico, que será ampliada de 1,7 km para 5,2 km, passando pelos principais locais de interesse histórico da região. Entre eles, Outeiro de Santa Catarina e Monte Serrat.


FONTE: