Leia mais
Plano de recuperação das ruínas de Tróia avança este ano
Belo Horizonte/MG: Projeto de maquetes valoriza memória afetiva de BH
Refice/PE quer frevo reconhecido como patrimônio imaterial
Região Norte é a que tem menos Pontos de Cultura
México: Obras de arte sacra recebem chips de segurança
Painel
Painel

 
Guaiúba e Baturité/CE: Fazendas do Ceará
Camille Soares e Chico Gadelha. Jornal O Povo
fevereiro/2006
 
O consórcio Fazendas do Brasil reúne empreendimentos que buscam consolidar o turismo no espaço rural e onde o diferencial é um atendimento personalizado, fazendo com que o hóspede se sinta em casa.

Hospedagens onde a história de um Brasil antigo vem à tona, agregando ao conforto de pousadas e hotéis um pouco da cultura nacional. Levando os hóspedes a essa realidade e apresentando-os a áreas rurais muitas vezes pouco exploradas, o consórcio Fazendas do Brasil é um projeto novo que vem ganhando a adesão de novos empreendimentos em diversos estados, inclusive no Ceará.

Inspirado em uma experiência portuguesa, o Solares de Portugal, o projeto congrega uma série de hotéis, pousadas, fazendas e engenhos que têm como objetivo consolidar o turismo no espaço rural. Além do Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro também participam do projeto.

No Ceará, são 11 empreendimentos consorciados através da Associação Cearense de Turismo Rural (Aceter), concentrados em sua maioria nas regiões do Maciço Baturité e Sertão Central. Um deles, o Fazenda Lagoa da Rede, ainda está em fase de implantação. Outros, como o Sítio Céu, não oferece pernoite, apenas o sistema "day use". Em geral, os hotéis incluem na diária o valor das três refeições, oferecendo uma culinária regional. Para todos, fica uma dica: reserve com antecedência, para não chegar de surpresa e não ter a infra-estrutura desejada.

O Fazendas do Brasil apóia-se em três estilos diferentes: as fazendas históricas, onde o grande atrativo é o patrimônio histórico; as fazendas de produção, quando a visitação às áreas de plantação constituem-se no ponto principal; e as fazendas de lazer, direcionadas ao entretenimento. Apesar dessa diversidade, um ponto faz a diferença: a cara de casa.

Com um atendimento onde a figura do dono do local é destacada, assumindo o papel de grande anfitrião, os hotéis têm a cara do proprietário impressa em tudo, deixando o ambiente bem personalizado. Além disso, tudo é pensado de modo a ressaltar os valores da terra, como a culinária regional e a decoração característica do espaço rural.

Para ler o artigo na íntegra, clique: