Uma homenagem aos 390 anos da Cidade das Mangueiras. É o que a UNAMA vai realizar no sábado (14), com a instalação de mais uma placa do projeto “Belém da Memória”, realizado pela Casa da Memória, ligada ao Núcleo Cultural da universidade. O lançamento, que tem o apoio da Gráfica Grapel, acontece às 09h, na praça Eneida de Moraes, e, em seguida, será servido um brunch oferecido aos convidados, na Galeria de Arte “Graça Landeira” da Unama, junto com performances poéticas e música ao vivo, celebrando o mês de aniversário de Belém.
Seguindo o intuito principal do “Belém da Memória” que é celebrar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade por meio de fragmentos de obras de importantes nomes da Literatura Brasileira que utilizaram Belém como sua musa inspiradora, a nova placa traz uma crônica do escritor João Carlos Pereira intitulado “As mangueiras de Eneida”. Uma referência às imagens de uma Belém ainda presente na memória à sombra das mangueiras que remetem às crônicas da jornalista e escritora paraense Eneida de Moraes.
Mais três placas serão lançadas ainda este mês. O Museu Paraense Emílio Goeldi será um dos homenageados. A imagem do aquário da instituição, o mais antigo aquário público do Brasil, inaugurado em 1911, estará na placa a ser instalada na entrada do Museu, na Travessa 9 de Janeiro. A placa com a imagem da Rocinha, símbolo da instituição, que já havia sido instalada na Avenida Magalhães Barata, em frente ao Goeldi, será reinstalada depois ter sido alvo de depredações.
Para ler o artigo na íntegra, clique: 'Belém da Memória' inaugura nova placa
|