Será publicado hoje no Diário Oficial de Porto Alegre o edital para licitação de obras de restauração na igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro. O investimento, superior a R$ 1,7 milhão, inclui a reforma em parte do telhado, a descupinização das escadas das duas torres e do coro e a construção de novos sanitários e rampas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da recuperação e pintura das fachadas.
Empresas interessadas - com experiência atestada em restauração do patrimônio histórico - devem apresentar os documentos de habilitação na Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) da Capital antes de 4 de abril, quando os envelopes serão abertos. Duas semanas depois, as aprovadas terão de enviar seus preços para comparação. A estimativa do consultor de patrimônio do Monumenta, Luiz Merino, é que a restauração deve iniciar em maio. O cronograma prevê dez meses de reformas, com conclusão para 2007.
Desde março de 2004, a parte interna da igreja está repleta de andaimes. Cinco restauradores tratam da pintura artísticas das paredes. Os recursos para as obras foram repassados pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e contam como contrapartida do município.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Igreja das Dores vai passar por restauração
|