No Dia Internacional dos Museus, comemorado hoje pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult), a partir das 18h, na Praça das Armas do Museu do Forte do Presépio, será realizada a cerimônia de entrega oficial dos 15 muiraquitãs - com mais de 3,5 mil anos - e 35 objetos líticos, de até seis mil anos, que passam a fazer parte do acervo do Estado. Os amuletos milenares ficarão sob a guarda do Museu do Forte e, somados aos outros 12 exemplares que já estão no Museu de Gemas, formarão a maior coleção do gênero no Brasil.
A programação do Mês dos Museus terá também, nesta quinta-feira, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, o espetáculo 'Palavras sem obras são tiros sem bala, atroam mas não ferem', montagem do grupo Usina de Teatro e Coro Cênico da Unama, a partir de trechos dos sermões do Padre Antônio Vieira. O evento integra também as comemorações pelo Centenário da Arquidiocese de Belém.
Segundo o secretário Executivo de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, a entrega dos muiraquitãs tem como objetivo comemorar o Mês dos Museus e compensar a perda de uma das peças, furtada há dois anos. 'Lamentavelmente furtaram um. A Secult se obstinou a trazer 15. Oxalá isso sirva de lição para quem levou e exemplo para outras coleções que no Brasil inteiro continuam sendo vítimas dos furtos'.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Museus recebem muiraquitãs raros
|