Santos ganhará um presente valioso nas comemorações do seu 460º aniversário, em 26 de janeiro de 2006: o Teatro Coliseu completamente restaurado e aberto ao público, oferecendo um espetáculo inédito da Orquestra Sinfônica Municipal. Nessa terça-feira (20), representantes da Administração Municipal visitaram as obras e reafirmaram sua importância para a Cidade.
Símbolo da época áurea da economia santista, quando o Município recebia os principais eventos culturais do país, o Coliseu é definido como importante instrumento de revitalização do Centro Histórico. O gerenciamento do Coliseu ficará a cargo de uma organização social, com a Prefeitura participando do seu Conselho.
Com capacidade para 1.200 pessoas nos camarotes, frisas, platéia e geral, o teatro impressiona pela grandiosidade e beleza arquitetônica. Uma enorme pintura no teto, em forma de medalhão, transmite a ilusão de que a cobertura se abre para o céu, onde anjos sentados em nuvens tocam harpas e violinos.
O prédio do Coliseu, de propriedade da família Freixo, foi inaugurado em 1924, com a apresentação da peça ‘A Bela Adormecida’. O lugar recebeu atores de renome, como Procópio Ferreira, Cacilda Becker e Paulo Autran, além de inúmeros espetáculos do teatro de revista. Transformado em cinema, foi expropriado e tombado em 1989. A restauração está sendo realizada com recursos estaduais e municipais.
FONTE: Prefeitura Municipal de Santos
|