Leia mais
China quer devolução das relíquias Yin, novo patrimônio da Unesco
São Paulo/SP: Pinacoteca traz expoentes de cem anos de arte nacional
São Paulo/SP: Prefeitura promete inaugurar parques municipais em SP até dia 25
Salvaterra/PA: MPEG preserva sítio arqueológico de 400 anos
China: Poluição deforma 50 mil budas na China
Painel
Painel

 
Aracaju/SE: Técnicos franceses discutem revitalização do Centro histórico
Agência Aracaju/SE. TV Cidade
dezembro/2005
 

O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, se reuniu na manhã de ontem, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, com técnicos da França que estão na cidade desenvolvendo o projeto de revitalização do Centro comercial e histórico da cidade. O projeto será realizado através de convênio de cooperação entre a França/Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal/Prefeitura de Aracaju e busca a revitalização dos aspectos físico, econômico, cultural, democrático e social.

“O sítio histórico, a geração de empregos, a dinâmica cultural, o envolvimento democrático de todos os segmentos da sociedade e a integração social vão solidificar o projeto”, destacou o vice-prefeito Edvaldo Nogueira. Há entre os técnicos, o entendimento de que o projeto é importante porque o Centro de Aracaju sofre um contínuo processo de esvaziamento. Há muitos imóveis fechados, desde casas a lojas, o que para a arquiteta Ana Libório é importante que aquela região volte a ser valorizada.

“O mais importante dessa iniciativa é saber que o futuro da cidade não vem sendo discutido de forma isolada, mas com todos os órgãos e entidades, uma prática que não existia. Tem várias equipes trabalhando voltadas para um objetivo comum que é a revitalização do centro”, enfatiza Ana Libório. O vice-prefeito vê esse envolvimento de equipes no trabalho de revitalização da área central de Aracaju como exemplo do modelo de administrar a cidade, que se instalou em janeiro de 2001.

Aracaju entrou no programa desde o mês passado por várias razões. Primeiro, pelo contato direto do prefeito Marcelo Déda com o cônsul da França no Brasil, em Recife. Nesse contato foi formalizado o interesse da PMA no Programa. Segundo, por indicação da CEF que determina uma cidade onde existe um interesse no projeto e terceiro, porque a CEF trabalha em parceria com o Ministério das Cidades, através da Secretaria de Programas Urbanos...

Para ler o artigo na íntegra, clique: