Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Interpol alerta 182 países sobre roubo de obras
RJ: manobras de skatistas ameaçam o patrimônio
São Paulo/SP: Instituto Butantan terá Centro Cultural voltado à ciência
Museu de Nova York exibe desenhos de Vincent van Gogh
Dois Córregos/SP: Mais um casarão antigo vai ao chão
Painel
Painel

 
São Paulo/SP: Prefeitura promete inaugurar parques municipais em SP até dia 25
Folha Online: Cotidiano
janeiro/2006
 
Cinco novos parques municipais deverão ser inaugurados em São Paulo em áreas desapropriadas pela prefeitura até a data do próximo aniversário da cidade, dia 25 de janeiro. Um deles ficará na avenida Paulista (centro de São Paulo), uma das principais avenidas da cidade.

Os parques estarão localizados na avenida Paulista, em Itaquera (zona leste de São Paulo), no Ipiranga e em Santo Amaro (ambos na zona sul de São Paulo).

Na avenida Paulista, o parque ocupará uma área --desapropriada em setembro de 2004-- que era ocupada por um estacionamento irregular. O terreno faz parte da massa falida do Banerj. O decreto que determinou sua desapropriação foi assinado em outubro do ano passado.

Segundo a prefeitura, a área é a última mancha de cobertura vegetal original da cidade. Em 1969, um decreto estadual a tornou patrimônio ambiental e, agora, o Condephaat (órgão estadual de proteção ao patrimônio histórico) estuda tombar a área. O Conpresp (órgão municipal de proteção ao patrimônio) a tombou movido por uma lei municipal, de 1992.

Dois parques serão implantados na região de Santo Amaro. Um deles será o Alto da Boa Vista, na rua Vigário João de Pontes. Trata-se de uma área de preservação permanente, com mata nativa e ciliar, além da nascente do córrego Poli. Hoje, o terreno está cercado por muros para evitar a descarga clandestina de entulho.

No Ipiranga, a desapropriação de duas áreas irá viabilizar a ampliação do Parque Independência.

Para ler o artigo na íntegra, clique: