A União Européia (UE) contará em 2010 com uma biblioteca digital de mais de 6 milhões de livros, filmes, fotografias e outros documentos, um projeto que começa a ser executado neste ano com o objetivo de reunir todo o patrimônio cultural e científico do continente.
A iniciativa é similar à da empresa Google, que prevê disponibilizar na internet 15 milhões de obras procedentes de bibliotecas americanas e da universidade britânica de Oxford.
A Biblioteca Digital Européia permitirá ao usuário, através de um único portal em vários idiomas, ter acesso ao saber cultural e científico de bibliotecas, arquivos e museus de toda a UE.
O porta-voz de Sociedade da Informação da UE, Martin Selmayr, disse hoje à EFE que as 6 milhões de obras previstas para 2010 são um número "realista" para a primeira etapa do projeto, embora Bruxelas pretenda oferecer um patrimônio digital muito mais amplo quando consolidar a iniciativa.
As bibliotecas nacionais de todos os Estados-membros irão colaborar plenamente no fim deste ano para tornar realidade o projeto. A previsão é que em 2008 cerca de 2 milhões de obras digitalizadas já estejam disponíveis, informou a Comissão Européia (CE) num comunicado oficial.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Biblioteca Digital Européia terá 6 mi de obras em 2010
|