Leia mais
Cuiabá/MT: Mutirão de limpeza é realizado no Centro Histórico de Cuiabá
Biblioteca Digital Européia terá 6 mi de obras em 2010
Resgate da História da Zona Norte
Clube de Regatas Santistas: tombamentos e dívidas
Itália expõe obras de arte recuperadas
Painel
Painel

 
Portugal: Autarquia recebe imóveis da família de Salazar
O Primeiro de Janeiro
abril/2006
 
A Câmara de Santa Comba Dão anunciou que irá receber, por doação, um terço dos bens imóveis da herança da família de Salazar, que era natural da freguesia de Vimieiro, naquele concelho. Segundo o presidente da autarquia,
João Lourenço (PSD/CDS-PP), este é “mais um passo” no processo de construção do Museu e Centro de Estudos do Estado Novo, um projecto que foi defendido por Rui Salazar, sobrinho-neto do ditador, e que contou também com o empenho do seu antecessor, o socialista Orlando Mendes. “Essa parcela é parte de um todo indivisível, mas que abrirá a possibilidade à Câmara Municipal de intervir no local”, refere João Lourenço numa nota divulgada.

Serão também doados à autarquia mais três terrenos adjacentes à parte indivisível e todo o espólio móvel do ditador, “cujo inventário e catalogação constituirão o primeiro passo para a recolha do conteúdo histórico do Museu”.

A Câmara de Santa Comba diz estar a estudar “as diversas alternativas para a constituição de uma estrutura que, servindo os superiores interesses do concelho, permita realizar os necessários avultados investimentos sem um grande esforço financeiro por parte da autarquia”.


Para ler o artigo na íntegra, clique: