Leia mais
México: Descoberta pirâmide em bairro da Cidade do México
"À descoberta da arte islâmica": Museu virtual para visitar na Internet
África do Sul: as pinturas rupestres de Ukhahlamba Drakensberg
Paranapiacaba/SP: Começa neste sábado festa do cambuci em Paranapiacaba
João Pessoa/PB: PMJP e Espanha vão ampliar a parceria
Painel
Painel

 
Paty do Alferes/RJ: Quadrilha furta imagens e relíquias da Igreja Matriz de Paty
Panorama Regional
janeiro/2006
 
Nesta sexta-feira de manhã, 06, o jardineiro ao pegar no Serviço estranhou encontrar a porta lateral da igreja entreaberta. De imediato Ibrahim, secretário da Paróquia que se dirigiu a Frei Fabiano visto que Frei Vitalino já havia saído para celebrar a missa em Miguel Pereira. Frei Fabiano começou por telefonar para a PM denunciando o fato e, acompanhado por Ibrahim e Lourdes, a cozinheira, foram espreitar o que teria havido. Ao darem uma olhada no altar mor, verificaram logo a falta da imagem de Sto Inácio de Loyola. Aí resolveram fechar a porta e esperar a chegada da PM.

Quando a PM chegou, já também havia chegado Frei Cláudio, dirigindo-se todos à Igreja para verificarem o que poderia ter sido furtado. Além da imagem de Sto Inácio de Loyola também haviam desaparecido as coroas de Nª Sª do Rosário, de Nª Sª da Imaculada Conceição, Nª Sª Aparecida, Nª Sª das Graças, o resplendor da Pietá, um turíbulo e dois castiçais.

Prosseguindo nas buscas encontraram a imagem de Sto Inácio de Loyola já embalada em sacos plásticos para ser carregada, nas traseiras do altar-mor, dando nessa ocasião por falta do respectivo resplendor. A imagem de Sto Inácio de Loyola é muito pesada e para ter sido retirada do altar precisou pelo menos de duas pessoas ou mais. Até para levantar e carregar é pesada demais para uma pessoa só.

Os invasores também violaram a urna mortuária do Capitão Mor Manuel Francisco Xavier e de sua esposa Dona Elisa Francisca Xavier.

Para ler o artigo na íntegra, clique: