Leia mais
França: Museu do Louvre faz remodelação para receber mais visitantes
Campo Grande/MS: Na Semana dos Museus, MARCO oferece palestras e oficina
Belém/PA: Órgão Cavaille-Coll é protegido durante as obras na igreja da Sé
Jaboatão dos Guararapes/PB: Sem restauração, a arquitetura da casa de José Lins corre perigo
Artes: Exposição no Masp exibe obras de Degas
Painel
Painel

 
Paranapiacaba/SP: Começa neste sábado festa do cambuci em Paranapiacaba
Adriana Ferraz. Diário do Grande ABC
abril/2006
 
Começa neste sábado em Paranapiacaba a terceira edição da Festa do Cambuci. Organizada pelos comerciantes locais, com o apoio da subprefeitura da Vila, o evento chama a atenção dos turistas para o sabor e utilidade do fruto nativo da região: o cambuci. Originário da Mata Atlântica e típico do outono, o fruto – de sabor doce-acidulado, tom verde e tamanho variado (chega ao tamanho de um limão) – pode ser usado como ingrediente de pratos doces e salgados. A expectativa dos organizadores é receber mais de 4 mil visitantes nos quatro dias do evento.

Para que todos possam conhecer a culinária regional, o Departamento de Turismo da Vila de Paranapiacaba oferece um roteiro gastronômico exclusivo, com a participação de 13 estabelecimentos comerciais da região. O percurso pode ser vencido a pé ou pelo trenzinho turístico da cidade, que circula pelas ruas da Vila e oferece paradas de degustação.

Segundo o subprefeito de Paranapiacaba, João Ricardo Guimarães Caetano, o objetivo maior da festa é potencializar o uso do cambuci. “Este é mais um diferencial da nossa Vila. As pessoas precisam ser convidadas a conhecer nossas atrações”, diz. A cozinheira Luzinete Machado Freitas afirma que só agora as pessoas estão se interessando pelas diferentes utilidades do cambuci. “Antes, usava-se o fruto apenas para dar sabor a bebidas”, explica.

Para ler o artigo na íntegra, clique: