Leia mais
Cubatão/SP: Largo do Sapo se transforma em sede de entidades culturais de Cubatão
Belo Horizonte/MG: Peça sacra é devolvida ao patrimônio cultural de Minas
Salvador/BA: Ipac realiza tombamento de sétimo terreiro em dois anos
Cidades mineiras amarram histórias barrocas
Paraíba: O IPHAEP e o patrimônio histórico: Uma discussão possível? (II)
Painel
Painel

 
Marília/SP: Exposição resgata história de Marília
Diário de Marília
abril/2006
 
Através de fotografias o Museu Municipal “Hélio Antônio Scarabôtolo” conta um pouco da história de Marília. A exposição Resgatando a História foi aberta oficialmente ontem. Semana passada algumas escolas visitaram a mostra, entre elas a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Logo na entrada da exposição, o “Cantinho do Japão” traz fotos de escolas, casas típicas, gastronomia, parques de diversão e até da cultura das gueixas, mostrando um pouco da filosofia dos japoneses que muito contribuíram para o desenvolvimento econômico de Marília.

Os pioneiros da cidade, as primeiras casas, ruas, vales, o processo de desenvolvimento através da urbanização, pontos turísticos, são algumas das cenas apresentadas em fotos antigas e mais recentes. A idéia é mostrar fases da história que podem ser complementadas com o acervo permanente do Museu também aberto ao público.

Na última quarta-feira, dia 29 de março, alunos do Eja (Educação para Jovens e Adultos) e do Ensino Fundamental da Apae visitaram a exposição. As professoras Clélia Dias Rodegher e Teresa Cristina Pereira Guedes acompanharam os estudantes. “A visita foi em função do aniversário da cidade. Eles não têm noção da origem e também tiveram contato com dois livros, de Paulo Lara e Rosalina Tanuri. A partir destas atividades vamos trabalhar os bairros onde moram”, frisou Clélia Rodegher.

As professoras contam que além da história da fundação de Marília, os estudantes trabalham cada bairro isoladamente, as transformações ocorridas e o meio de transporte. “O envolvimento é grande. Eles pesquisam e farão uma mini exposição a partir do que viram”. Teresa Guedes lembra que os alunos também receberam folders sobre os pontos turísticos e roteiros da cidade que também serão estudados.

“O importante da atividade - visita ao Museu - está em mostrar que eles (os alunos) são cidadãos, tem pessoas que não acreditam na capacidade e eles têm muito interesse, buscam informações e se sentem orgulhosos em participar”, frisou Clélia Rodegher.

A exposição Resgatando a História de Marília fica aberta ao público até o dia 28. Rua Yara, 85. De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Agendamentos podem ser feitos pelo tel. 3413-9930. Semana passada também visitaram a mostra a Emei Primavera e Emef Reny Cordeiro.

FONTE: