Leia mais
São Paulo/SP: Juiz suspende venda de casarão em bairro nobre de SP
Campinas/SP: Roseana pede interdição de plataforma
Santos será cenário para minissérie JK
Recife/PE dá inicio às obras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares
Muralhas e Canhões
Painel
Painel

 
Rio Branco/AC: Palácio Rio Branco agora faz parte do patrimônio histórico
Página 20: Política
dezembro/2005
 
Tombamento exige que estrutura física não seja alterada, apenas restaurada
Palácio Rio Branco é uma das mais belas obras de arquitetura do Estado

Os membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Acre, Francisco Bento da Silva e Fernando Figali Moreira Júnior, deram parecer favorável ao processo de Tombamento do Palácio Rio Branco, iniciado no ano de 2000. Além do Palácio, o Seringal Bom Destino, também foi recentemente incluído no livro de tombo.

Elane Cristina, coordenadora de Tombamento e secretária do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural explica que, desde 2000 existem vários processos de tombamento parados como: o Sítio Histórico do Primeiro Distrito de Rio Branco (Centro da Cidade), Sítio do Segundo Distrito de Rio Branco, Rua do Comércio de Xapuri, Tribunal de Justiça e Teatro Municipal de Tarauacá.

A inclusão de um bem no livro de tombamento, significa que a partir de então, sua estrutura física, não poderá ser modificada, apenas restaurada, e deverá ser monitorada pela Secretaria de Patrimônio Histórico em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso todo o entorno deverá ser preservado, no caso do Palácio, a área atinge desde o Memorial dos Autonomistas até a Praça Povos da Floresta.

Para ler o artigo na íntegra, clique: