Na última reunião do ano do núcleo regional da Baixada Santista do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) abre nesta sexta-feira (25), às 9 horas, o cronograma de atividades artísticas e culturais na praça do complexo de sua sede, no Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico). É a primeira vez que a regional do Proler, criada em 1994, realiza encontro fora de sua sede, nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
A inauguração oficial do espaço, entretanto, está marcada para 15 de dezembro, às 17 horas, em solenidade com a presença de um representante do Executivo e autoridades. A praça, com 1.300 metros quadrados, entregue em 19 de outubro de 2000, foi recuperada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
O trabalho envolveu reforma das instalações, pintura interna e externa, substituição de piso, instalação de luminárias de chão, restauração dos bancos do jardim, reposição dos passeios e renovação visual da Sala de Leitura Catarina de Aguillar. As obras receberam o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).
O espaço, criado graças a parceria com a Multicargo, que adquiriu a área e repassou-a à Prefeitura, oferece condições para lançamento de livros, apresentações musicais e teatrais, desfiles e aulas abertas de desenho, pintura, escultura e dança, entre outras. Vinte e cinco instituições filiadas à regional do Proler, cuja coordenação está a cargo de Conceição Dante, confirmaram presença na reunião desta sexta-feira na Fams.
FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos
|