Leia mais
Salvador/BA: O barroco baiano do século 18 em exposição
Portugal: Castro do Zambujal deve ser Património da Humanidade
Notas Interessantes
São Luís/MA: Petrobras vai patrocinar digitalização do acervo do Memorial da República
Quixeramobim/CE: Ceará tomba casa de Antônio Conselheiro
Painel
Painel

 
São Paulo/SP: SP prevê trem turístico entre litoral e capital
Ricardo Gallo. Folha Online: Cotidiano
janeiro/2006
 
O governo do Estado planeja colocar em operação, no segundo semestre deste ano, um trem turístico entre as cidades de Praia Grande e Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. A segunda fase, prevista para começar a funcionar em 2007, estenderia o trecho até a Barra Funda (zona oeste de SP).

Batizado de Trem de Anchieta, o projeto integra o "Caminhos de Anchieta", que pretende explorar turisticamente os pontos por onde passou o padre. Beatificado em 1980, José de Anchieta alfabetizou filhos de colonos e contribuiu para reduzir os conflitos entre portugueses e as tribos indígenas. Ele chegou ao Brasil em 1553, das Ilhas Canárias, e morreu em 1597.

A Secretaria Estadual do Turismo vai investir R$ 2 milhões na recuperação de trens -quatro carros de passageiros, uma locomotiva e uma automotriz. O Estado negocia com a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) a cessão, em regime de comodato, das composições. O recurso para recuperar os trens está em caixa, mas a intenção é captar dinheiro com empresas, por meio de PPP (parceria público-privada).

O trem, com capacidade para 80 passageiros, deverá sair aos finais de semana da estação da Vila Mirim, em Praia Grande, ao lado do marco zero do santuário dedicado ao Padre Anchieta. Em seguida, passará por Mongaguá, Itanhaém e chegará a Peruíbe. O trajeto, de 62 quilômetros, é plano e margeia parte da SP-55 (Padre Manoel da Nóbrega). A viagem levará duas horas. O preço do ingresso ainda não foi definido.

O projeto prevê a recuperação de oito estações, em parceria com as prefeituras e com o aval da Brasil Ferrovias, detentora da concessão ferroviária em parte da Baixada. A avaliação da secretaria é que os trilhos do trecho estão em bom estado. "Teríamos condições de recuperar os trens rapidamente e ao mesmo tempo trabalhar na recuperação dos trilhos. E as estações precisam de melhorias, mas não é nada que inviabilize o projeto", afirmou o secretário de Turismo, Fernando Longo.

Disposta a inaugurar o trecho entre outubro e novembro, a secretaria pretende estrear o Trem de Anchieta apenas com a composição automotriz, que dispensa locomotiva. Os demais carros serão reformados aos poucos. A exploração dos trens será delegada a uma entidade de preservação ferroviária. Será a entidade, ainda a ser escolhida, a responsável pela manutenção das composições.

O governo estadual também quer estender o roteiro litorâneo do Trem de Anchieta até a capital. O ponto de partida passará a ser a estação Barra Funda. Pela serra do Mar, o trem chegaria à Praia Grande e, por fim, a Peruíbe, em um trajeto de quatro horas de viagem e 120 quilômetros.

Para entrar em funcionamento, o governo precisa recompor dez quilômetros de trilhos entre São Paulo e Praia Grande. A implantação requer a colocação de bitola estreita entre as estações da Lapa e Barra Funda, de modo a permitir a passagem do trem. A bitola é a distância entre os trilhos.

Segundo o coordenador de turismo ferroviário da secretaria, Fábio dos Santos Barbosa, os trilhos já existem, mas foram retirados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). "É só recolocá-los, mas é um trabalho que leva tempo", diz.

A pasta quer firmar parceria com a CPTM para recolocação dos trilhos. Segundo Barbosa, uma reunião ocorrerá em fevereiro para discutir o assunto. Por meio da assessoria de imprensa, a CPTM informou que não foi procurada pela Secretaria de Turismo.

FONTE: