Um estudo desenvolvido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) mostra que 74% dentre as 260 terras indígenas analisadas na região têm área deflorestada menor do que o esperado quando comparado às áreas do entorno das reservas.
O coordenador geral da entidade, Jecinaldo Cabral, diz que buscar o desenvolvimento garantindo a preservação é um traço da herança indígena. Ele cita como exemplo a agricultura de subsistência praticada pelos índios que, ao contrário da de grande porte, não é responsável pelo desmatamento de grandes áreas.
Na avaliação dele, um dos motivos que levam os projetos de desenvolvimento na Amazônia a desmatar a região é a ausência de planejamento e diálogo com as populações atingidas. "Queremos que haja essa participação ativa, não só ouvindo as populações indígenas, mas trabalhando um diagnóstico e, a partir dele, uma proteção nesses territórios", disse.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Tradição indígena é desenvolver Amazônia garantindo preservação, diz coordenador da Coiab
|