A recuperação de prédios e igrejas tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no centro da Capital, vistoriados nesta sexta-feira pelo governador Blairo Maggi, já receberam investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões. Os recursos vindos do Governo do Estado e da parceria com o Governo Federal e iniciativa privada estão possibilitando que importantes obras arquitetônicas que compõem a história de Mato Grosso e de Cuiabá possam ter melhor estrutura de atendimento e voltar a receber ações culturais e religiosas.
Prédios como a Casa Barão de Melgaço (sede da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso), o Museu Histórico, na praça da República, o Cine Teatro Cuiabá, o Seminário da Conceição e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a do Nosso Senhor dos Passos receberam tais investimentos aplicados em obras de restauração total.
A igreja Nosso Senhor dos Passos, localizada na rua Voluntários da Pátria, já está concluída e será inaugurada no dia 07 de fevereiro.
Durante a vistoria, Maggi e os secretários de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, de Turismo, Yêda Marli Assis e de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato e deputados estaduais conversaram com os técnicos das obras.
“Queremos realizar a entrega dessas obras ainda neste ano e vamos fazer esforço de, no aniversário de Cuiabá, já entregar mais uma, a igreja Nossa Senhora do Rosário e assim abrir um novo ciclo na história do Estado”, enfatizou o governador, ao falar de um dos maiores símbolos da religiosidade cuiabana.
A secretária de Turismo destacou que tais investimentos fortalecem e fomentam o turismo. “Com a visão estrategista do Governo, o turismo só tem a ganhar, pois agrega-se valor ao produto que temos a oferecer a quem visita nosso estado, aliando história e turismo que devem caminhar juntos”, observou Yêda.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Investimentos recuperam a memória cultural e religiosa de Cuiabá