Para mais segurança no centro histórico da Guarda, o Serviço Municipal de Protecção Civil está a vedar o acesso aos imóveis abandonados no Bairro de São Vicente. Até agora, foram seladas as portas e janelas de 15 casas em risco de ruir, que constituem um problema para a vizinhança devido ao material combustível gerado.
O objectivo desta acção é evitar incêndios que poderão alastrar facilmente na zona mais antiga da cidade e com consequências catastróficas, já que a população é maioritariamente idosa e vive em habitações muito antigas. "Começámos a fechar algumas casas devido a várias situações indesejáveis que têm vindo a ocorrer com frequência nos últimos anos", afirma Granja de Sousa, acrescentando que esta é mais uma medida de prevenção, "essencial para a segurança de pessoas e bens".
O coordenador da Protecção Civil Municipal da Guarda reitera mesmo que se pretende reduzir "o mais possível" a presença de material inflamável numa área "muito complicada". Por isso, todas as entradas de edifícios devolutos estão fechadas com blocos e cimento "Há que criar segurança, porque, se alguém entra numa destas casas e lhe pega o fogo, há o perigo de se estender ao bairro todo", alerta.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Casas do centro histórico seladas pela Protecção Civil
|