Poucos paraenses sabem, mas o município de Benevides foi a primeira localidade da região Norte e a segunda no Brasil a abolir a escravatura.
A abolição da escravatura no país se deu em 1888. Benevides, na época conhecida como colônia Nossa Senhora do Carmo, saiu na frente e aderiu a causa quatro anos antes, em 1884.
No dia 29 de dezembro de 1961 a localidade recebeu o status de município e foi batizada de Benevides, em homenagem a seu fundador, o cearense Francisco de Sá e Benevides.
Apesar do rico passado, a história da luta contra a escravatura no município paraense é pouco divulgada e conhecida pela população paraense, inclusive pelos 44 mil moradores do município.
O aniversário de 44 anos de Benevides, celebrado em 29 de dezembro do ano passado, motivou o início da valorização dessa história. A Festa de Comemoração pela Libertação dos Escravos, realizada no mês de março, foi o ínicio dessa valorização.
Os festejos deram partida às atividades da recém-formada Secretaria de Cultura de Benevides, sob comando de Adenilse Lima Araújo. A secretária foi nomeada em setembro do ano passado pelo prefeito Edimauro Ramos. Antes, as ações ligadas à cultura estavam veiculadas à Secretaria de Educação e eram ineficientes na defesa da memória histórica local.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Benevides valoriza mais o passado histórico
|