Serão concluídos esta semana os serviços de pintura num dos casarões de grande importância arquitetônica da Cidade: aquele onde funciona o 4º Distrito Policial, na Avenida Conselheiro Nébias, na Vila Nova. O prédio, datado de 1929, está em processo de tombamento pelo Condepasa.
A restauração, iniciada em julho, vem ocorrendo por iniciativa do 4º DP, por meio de várias parcerias com a iniciativa privada e apoio da Prefeitura, no fornecimento de pintores e andaimes. Além do retorno às cores originais, flamingo e branco, houve melhorias em todo o prédio, desde o telhado, passando pelo sistema hidráulico e elétrico.
Também foram recuperados detalhes da construção que estavam em péssimo estado, como vitrais, azulejos e outras peças de decoração, consideradas verdadeiras obras de arte, como explica o investigador-chefe Carlos Roberto Pereira, idealizador do processo da reforma.
O prédio tem peças em mármore de carrara e madeira de lei, usada na construção do piso e escadaria interna. Entre os aspectos arquitetônicos que chamam a atenção figura o terraço oval no segundo piso, com colunas no estilo greco-romano. Por essa razão atrai visitantes, além do público que busca a delegacia rotineiramente.
Para o investigador Pereira, a restauração, que teve total apoio dos delegados Luiz Carvalho de Miranda (titular) e do assistente Estevan Gabriel Urso, foi uma boa experiência para todos, inclusive para José Marques Carriço Filho, 80 anos, filho do construtor do imóvel. Ele mora vizinho ao prédio, mas não visitava o casarão há dois anos. "Quando chegou aqui ele chorou de alegria", comenta o investigador-chefe.
FONTE:
Prefeitura Municipal de Santos