Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Casa do poeta Casimiro reabre ainda este ano
Santo André/SP: Começa a reforma do Teatro Municipal de Santo André
Rio de Janeiro/RJ: BNDES repassa recursos para restauração do Outeiro
Rio de Janeiro/RJ: PF encontra resíduos de telas queimadas em morro
São Paulo/SP: Prédio do Caetano de Campos voltará a ter salas de aula
Painel
Painel

 
Piracicaba/SP: Pórtico de cemitério será restaurado
Jornal de Piracicaba Online
março/2006
 
Estrutura é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio e o projeto de recuperação está sendo feito pelo Ipplap

O pórtico de entrada do Cemitério da Saudade completa este ano seu centenário de construção e vai passar por um processo de restauração. A estrutura é tombada pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural) de Piracicaba desde 2003 e o projeto de recuperação dos detalhes em massa, do telhado e das cores originais está sendo elaborado pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).

Segundo o presidente do Ipplap, João Chaddad, a prefeitura está firmando parcerias com funerárias locais para bancar a restauração. “Ainda não temos o valor total da restauração porque o projeto está sendo elaborado pelo arquiteto Marcelo Cachioni.”

O portal, que fica na avenida Piracicamirim, foi inaugurado no feriado de Finados em 1906. O projeto é do arquiteto italiano Serafino Corso e a construção de Carlos Zanotta. A inscrição Omnes Similes Sumus (Todos Somos Iguais) foi pintada por João Adâmoli (precursor do Modernismo na cidade). Segundo Chaddad, as cores originais são próximas do bege, amarelo e marrom.

Ele disse que por causa da altura da estrutura está sendo difícil analisar a situação do telhado. “Vamos pedir para os bombeiros a utilização da escada magirus para tirar uma foto do telhado e ver como são as telhas e se estão faltando pedaços na estrutura.”

Chaddad explicou que não há prédios altos nas proximidades do cemitério, o que dificulta a observação. Segundo o presidente, a restauração deve ser feita ainda este ano para comemorar o centenário do local.

Para ler o artigo na íntegra, clique: